segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Cidadania (Gripe A)

Caros leitores do meu blogger.
Estou tentando ajudar ao povo do mundo todo. Tenho ficado horas ao computador diariamente tentando orientar às pessoas com dicas importantes, no combate e prevenção à GRIPE A.
Ontem, no Fantástico, uma pessoa estava ensinando a lavar as mãos, usando uma torneira que se fecha com o cotovelo e sabão líquido. Pode? Isso é coisa de bacana! O povão precisa ouvir coisas simples, com vocabulário fácil e através dos meios de comunicação indo direto às massas.
Diariamente, vemos na televisão, todo tipo de programas inúteis. Levam 5 minutos mostrando Senadores brigando. Passam um programa inteiro mostrando bandidos e traficantes, etc.
A situação é gravíssima. As jóvens grávidas estão morrendo. Ouvi uma notícia, de que a previsão é de 2 bilhões de infectados nos próximos dois anos. Onde estão os Cientistas? Onde estão as Autoridades de Saúde do mundo? O dinheiro é empregado nas coisa mais fúteis. Alguém pensou em preparar o mundo para uma situação assim?
Já falei demais. Vamos ao que é importante: FAZER ALGUMA COISA.

CIDADANIA

Proteção e Prevenção Contra a Gripe A.

1) Suje as suas mãos de carvão, por exemplo. Imagine que o carvão é o vírus.Abra a torneira. Observe; a torneira ficou suja. Lave as mãos com água e sabão e feche a torneira. Pronto. Contaminou de novo. O certo, é lavar a torneira com água e sabão, antes de fechá-la.

2) Você vem pela rua com máscara no rosto. Em casa, joga-a no lixo. O lixeiro leva o lixo. O catador de papel pega na máscara contaminando-se. O certo seria queimar a máscara.

3)Não ponha as mãos nos olhos, nariz, boca, órgãos genitais, etc.

4)Só leve pão, biscoitos, doces, etc. à boca, segurando com papel.

5) Ao lavar as mãos não use álcool. Ele abre os poros. Só água e sabão.

6) Com chuva ou frio, não viaje de trem ou ônibus com janela fechada.

7) Se alguém tossir ou espirrar perto de você, ponha um lenço no nariz e feche os olhos, durante um minuto. Os vírus estão no ar.

8) Evite beijos, abraços, apertos de mãos e falar sobre as pessoas.

9) Na igreja, não pegue a hóstia com a mão. Tome-a direto na boca.

10) Se pegar a gripe, fique isolado em casa. Separe tudo. Seu copo, seu talher, seu prato, sua toalha. Lave as torneiras, inclusive a do chuveiro, antes de fechá-las. Puxe a descarga com papel. Use máscara dentro de casa e para ir ao médico.

11) Se estiver sem máscara na rua, use lenço no nariz, ao tossir e espirrar.

12) Você tem criança em casa. Ela pega o biscoito e a chupeta do chão.Senta e deita no chão. Você vem da rua, seus pés pisaram no escarro, no sangue, na secreção, etc. O certo, é tirar os sapatos antes de entrar em casa, colocando-os num saco plástico e calçando os chinelos, principalmente, se você é da área médica.

13) Faça super alimentação e beba bastante água.

14) Não escarre no chão. Os papéis usados devem ser queimados.

15) O dinheiro, principalmente as cédulas, é muito contaminado.

16) EXIJA que o comerciante proteja os alimentos e não ponha a mão.

17) NÃO TOME REMÉDIO POR CONTA PRÓPRIA.

18) Divulgue estas regrinhas básicas, entre o povo do mundo todo.

19) As grávidas NÃO DEVEM sair de casa sem máscara.

Luiz de Vasconcellos Filho – Técnico de Enfermagem, RJ, Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário